OTécnico de Higiene e Segurança no Trabalho(M/F) é responsável por garantir que o ambiente laboral seja seguro, saudável e conforme as normativas legais de saúde e segurança.
Tem como responsabilidade identificar riscos, promover ações preventivas e implementar medidas corretivas que minimizem ou eliminem os perigos no ambiente de trabalho.
Principais responsabilidades:
Realizar a identificação de riscos ambientais e ocupacionais no local de trabalho, avaliando as condições de segurança e saúde.
Isso inclui a análise de perigos físicos, químicos, biológicos e ergonómicos, bem como riscos de acidentes;
Desenvolver e implementar ações preventivas e corretivas para mitigar riscos identificados, promovendo a utilização adequada de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e a melhoria das condições de trabalho;
Realizar sessões de formação e sensibilização para os colaboradores sobre boas práticas de segurança e higiene no trabalho, bem como sobre o uso correto dos EPIs e a importância de seguir os procedimentos de segurança;
Acompanhar a implementação das políticas de segurança e higiene no trabalho, controlar o cumprimento das normas de segurança, realizando auditorias internas, e assegurar o correto registo de acidentes e incidentes, quando ocorram;
Garantir o cumprimento da legislação ambiental aplicável e, elaborar, implementar e monitorizar o Plano de Gestão Ambiental.
Controlar aspetos ambientais: emissões, ruído, efluentes, resíduos, consumo de água e energia.
Implementar e monitorizar processos de segregação, valorização e eliminação de resíduos.
Supervisionar a conformidade ambiental em operações ou obras.
Desenvolver ações de sensibilização ambiental e promover boas práticas.
Requisitos:
Licenciatura ou formação técnica em Segurança no Trabalho, Higiene e Segurança, Engenharia de Segurança ou áreas afins;
CAP Técnico de Segurança no Trabalho, válido;
CCP de Formador;
Mínimo de 2 a 3 anos de experiência em funções similares de segurança e saúde ocupacional, preferencialmente em ambientes industriais;
Experiência na elaboração de planos de segurança e realização de auditorias internas;
Conhecimento sobre os diferentes tipos de riscos no ambiente de trabalho;
Conhecimentos sólidos de legislação, regulamentos e normas sobre segurança, higiene e saúde no trabalho.
Competências necessárias:
Compromisso;
Trabalho em equipa;
Proatividade;
Planeamento e organização;
Foco nos processos;
Orientação paraa segurança;
Rigor;
Comunicação eficaz;
Capacidade de análise;
Atenção ao detalhe.