O Banco Credibom, SA é detido a 100% por um dos maiores grupos bancários europeus, o Grupo Crédit Agricole e está presente em Portugal desde 1995. Atua no crédito ao consumo e é líder no financiamento automóvel, disponibilizando aconselhamento personalizado a Clientes e Parceiros com soluções flexíveis. Missão: Assessorar jurídica e legalmente a instituição nos diversos atos e contratos decorrentes da sua atividade Definir a metodologia de gestão de riscos legais, detetando riscos de incumprimento das obrigações legais e dos deveres a que o Credibom está sujeito Monitorizar os processos de gestão de litígios que envolvam ou possam envolver o banco Descrição da função: Apoiar as diversas unidades orgânicas no esclarecimento de questões do foro jurídico, que sejam identificadas a todos os níveis Preparar e/ou rever (entre outros) contratos de fornecedores, de crédito e protocolos comerciais Identificar os requisitos legais aplicáveis à instituição, sobre as atividades e produtos desenvolvidos Proceder à emissão do mapa de riscos legais, de acordo com a metodologia em vigor, assim como contribuir para o seu desenvolvimento Elaborar relatórios ocasionais e periódicos de âmbito jurídico solicitados pelo acionista, entidades reguladoras ou Comissão Executiva Participar nos comités e reuniões em que sejam analisadas questões do foro jurídico, assegurando a emissão de opiniões no âmbito da gestão do risco legal Definir e atualizar os dashboards com indicadores que permitam monitorizar a exposição do banco aos riscos legais Emitir opiniões sobre a resolução de processos de litígio, de acordo com a materialidade definida Acompanhar as situações de litígio que envolvam ou possam envolver a empresa e a sua administração Reunir e preparar a documentação de suporte para validação jurídica de novos produtos e atividades, a utilizar em Comité próprio Representar a empresa em ações de inspeções ou pedidos, de âmbito legal e contratual, que sejam iniciados por entidades competentes Coordenar o apoio jurídico externo, com exceção das áreas de contencioso e recursos humanos, apesar de ser necessário assegurar o seu acompanhamento, de acordo com a política de gestão de risco em vigor Realizar os controlos e respetivos reportes previstos no sistema de controlo interno para aferir o cumprimento de regras, processos e procedimentos quando os mesmos envolvam riscos legais Coordenar a gestão do societário do banco, assegurando a conformidade com o governance do Grupo e da legislação nacional em vigor Prestar apoio jurídico à atividade societária corrente Gerir o canal de comunicação com as entidades reguladoras relativamente ao processo de formalização dos órgãos sociais Preparar as reuniões dos membros dos órgãos sociais e elaborar as respetivas minutas Elaborar propostas relativamente a remunerações e nomeações de novos membros, compreendendo a avaliação dos mesmos, a apresentar posteriormente no BdP e BCE Perfil pretendido: Licenciatura em Direito Experiência profissional mínima de 5 anos em funções jurídicas Especialização em Direito das Sociedades Comerciais Proficiente em Microsoft Office na ótica do utilizador Agregação à Ordem dos Advogados concluída. Experiência profissional mínima de dois anos pós agregação, em funções de assessoria jurídica ou em sociedade de advogados de relevo Bons conhecimentos de Inglês Facilidade de comunicação e argumentação Forte capacidade de planeamento e organização Consulte a nossa política relativamente ao tratamento de dados pessoais e profissionais aqui. No Banco Credibom somos inclusivos. Promovemos a igualdade e o respeito pela diversidade, em todas as áreas da empresa, incentivando a tolerância e o bem-estar de todos. Por essa razão, todos os candidatos que participam nos nossos processos de recrutamento são avaliados com base na sua experiência e competências, não sendo considerados critérios que possam criar qualquer tipo de discriminação, como género, idade, raça, religião, entre outros.