Emprego
Meus anúncios
Meus alertas email de emprego
Fazer login
Encontrar um emprego Fichas de empresas
Procurar

Vinho do porto: tradição e qualidade garantidos pelos auditores fiscais federais agropecuários

Porto
Anffasindical
Qualidade
Anunciada dia 1 novembro
Descrição

Vinho do Porto: tradição e qualidade garantidos pelos auditores fiscais federais agropecuários

No dia 27 de janeiro, celebra-se o Dia Internacional do Vinho do Porto, um dos produtos mais icônicos de Portugal, conhecido por sua história, tradição e sabor inconfundível. Produzido exclusivamente na região do Douro, este vinho fortificado é amplamente apreciado no mundo inteiro por suas características únicas, incluindo aromas ricos, paladar marcante e versatilidade gastronômica. O processo de importação da bebida conta com controle dos auditores fiscais federais agropecuários, responsáveis por garantir que ela atenda às normas de segurança e qualidade, protegendo a saúde dos consumidores e a integridade do mercado brasileiro.

O vinho do Porto é resultado de um processo de produção rigoroso, que envolve a fermentação parcial do sumo de uvas frescas, seguida pela adição de aguardente vínica, o que preserva seus açúcares naturais. As variedades de vinho do Porto – como Ruby, Tawny e Branco – oferecem uma diversidade de sabores e estilos, ideais para combinações com pratos e sobremesas. O teor alcoólico varia entre 19% e 22%.

De acordo com o Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais Federais Agropecuários (Anffa Sindical), a entrada do vinho do Porto no Brasil, bem como de outros produtos de origem vegetal e animal importados, passa pelo controle de qualidade realizado pelos profissionais da carreira. Primeiro, eles verificam a conformidade documental, garantindo que o produto esteja devidamente certificado e que sua denominação de origem seja legítima.

Segundo o auditor fiscal federal agropecuário, José Antonio Simon, os controles exigidos são comuns para todos os vinhos, de todos os países. Além dos documentos aduaneiros, são exigidos Certificado de Origem de Bebidas e Certificado de Análise emitido por laboratório estrangeiro reconhecido Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), além da comprovação de tipicidade.

O produto deve atender a padrões de segurança e, para isto, ele passa por uma análise de resíduos e contaminantes. “Não pode ter metais pesados como cobre e arsênico, nem metanol ou algum produto derivado das madeiras que foram usadas. Em relação às garantias que tem que apresentar, estão o padrão e a tipicidade de Vinho do Porto, que são descritas em manuais”, explicou o auditor fiscal federal agropecuário.

Além desse controle da importação, existe a fiscalização no mercado interno. Neste caso, são verificadas informações referentes ao produto, à rotulagem, e eventualmente há a coleta para análises, com o objetivo de impedir fraudes. “São diversos controles bem rigorosos, que dão uma segurança para o consumidor e mesmo para o país de origem. Com eles, temos a garantia de que é respeitada aquela denominação de origem de que se trata de produto legítimo”, explicou Simon.


Harmonizações

O Vinho do Porto é versátil. Suas harmonizações clássicas do incluem queijos fortes, sobremesas à base de chocolate ou frutas secas, e até pratos sofisticados como carnes de caça. Ele pode apresentar diferenças nas cores, na riqueza e intensidade de aromas e sabores, no teor alcoólico e até na doçura.

O Ruby é um tipo de vinho do Porto com característica avermelhada intensa earomafrutado. Esse tipo de vinho combina muito bem com queijos salgados, como os do tipo gorgonzola e parmesão. Também fica ótimo com sobremesas feitas de chocolate.

O vinho do Porto Tawny tem doçura e concentração alcoólica igual ao Ruby e pode ser mantido por até oito anos em recipientes de madeira, tornando sua cor, aroma e sabor mais evoluídos. A harmonização perfeita pode contar com queijos maturados, mix de castanhas, sementes e frutas, ou sobremesas à base de castanhas.

Já o vinho do PortoBrancoé uma excelente opção para preparar drinks e também é bastante versátil. Sua combinação ideal é com frutas secas, como figo, tâmara e damasco, mas também se dá bem no paladar quando combinado com nozes e queijos do tipo gorgonzola ou roquefort.

“O trabalho dos auditores fiscais federais agropecuários é fundamental para que o consumidor brasileiro tenha acesso a um vinho do Porto autêntico, que respeite as características que o tornaram um símbolo de excelência mundial. Por isso, o Anffa Sindical reforça o reconhecimento ao papel desses profissionais na proteção da saúde, na preservação de tradições culturais e na garantia de produtos de alta qualidade no Brasil. O vinho do Porto é um patrimônio que chega à mesa dos brasileiros com a certeza de um cuidadoso trabalho de fiscalização”, destacou o presidente do Anffa Sindical, Janus Pablo Macedo.

Release: FSB Comunicação | Foto: Freepik.com

#J-18808-Ljbffr

Se candidatar
Criar um alerta
Alerta activado
Salva
Salvar
Oferta parecida
Orçamentista carpintaria e marcenaria de alta qualidade
Porto
Ateliers de Sobrosa
Qualidade
Oferta parecida
Gestor de qualidade e satisfação do cliente (m/f/d)
Porto
Carplus - Grupo Salvador Caetano
Qualidade
Oferta parecida
Técnico/a de qualidade e ambiente - lisboa
Porto
SANJOSE CONSTRUCTORA PORTUGAL
Técnico de qualidade
Ofertas parecidas
Emprego Indústria em Porto
Emprego Porto
Emprego Distrito de Porto
Página principal > Emprego > Emprego Indústria > Emprego Qualidade > Emprego Qualidade em Porto > Vinho do Porto: tradição e qualidade garantidos pelos auditores fiscais federais agropecuários

Jobijoba Portugal

Encontre ofertas

  • Ofertas de emprego por função
  • Pesquisa de ofertas de emprego por sector
  • Empregos por empresas
  • Empregos por localização

Contacto / Parceria

  • Entre em contacto
  • Publique as suas ofertas no site Jobijoba

Menções legais - Menções legais e termos de utilização - Política de dados - Gerir os meus cookies - Acessibilidade: Não conforme

© 2025 Jobijoba Portugal - Todos os direitos reservados

Se candidatar
Criar um alerta
Alerta activado
Salva
Salvar