.Porto, Portugal | Publicado em 07-03-2025Empresa: Empresa de referência no setor da indústria alimentar.Missão: Este profissional será responsável pela gestão financeira da empresa, garantindo a conformidade fiscal, a otimização dos processos financeiros e uma relação eficiente com instituições bancárias.
Terá um papel estratégico na definição e implementação de políticas financeiras, assegurando a sustentabilidade do negócio.ResponsabilidadesAssegurar o regular cumprimento das obrigações contabilísticas e fiscais de acordo com a legislação nacional em vigor, ou coordenar os especialistas externos encarregados de o fazer.Apoiar o CFO do Grupo na implementação da estratégia financeira e na comunicação com todos os stakeholders bancários e financeiros locais.Garantir a exatidão e o cumprimento dos prazos de apresentação da informação contabilística, seja ela demonstrações financeiras legalmente obrigatórias ou relatórios específicos para a empresa-mãe, relatórios de gestão e outros internos ou externos.Assegurar o cumprimento das obrigações societárias (p.E.
: aprovação das demonstrações financeiras, auditorias).Implementar e otimizar os sistemas contabilísticos, de modo a que os mesmos respondam às necessidades da empresa e do grupo em matéria de informação estatutária e fiscal.Apoiar o controlo de gestão procedendo à preparação mensal dos balanços e forecast; assegurar a realização de relatórios referentes à eficiência e performances, juntamente com a devida análise dos desvios e follow-up das medidas corretivas e preventivas, em cooperação com todos os outros elementos envolvidos.Supervisionar o ciclo de ativo e passivos para assegurar que toda a documentação de suporte aos registos contabilísticos seja correta; supervisionar o ciclo financeiro de modo a coordenar o fluxo dos prazos de pagamento e da sua execução.Cooperar na construção do orçamento e proceder à sua adequada análise ao longo do ano (controles do orçamento, dados YTD, consolidações, desvios e revisões).Gerir as relações entre autoridades de controlo na área administrativa, fiscal e auditores.Adaptar a contabilidade interna às normas fiscais e redigir a declaração fiscal, o balanço anual, ou coordenar os especialistas externos encarregados de o fazer.Assegurar a direção administrativa da empresa e gerir a tesouraria em coordenação com a sede, devendo preparar e manter atualizado um mapa de tesouraria para coordenação das necessidades financeiras locais.Coordenar os projetos IT, no que diz respeito à área financeira (Navision).Coordenar, motivar e acompanhar a equipa financeira.RequisitosExperiência profissional em funções similares de coordenação da área financeira, em empresa industrial de média ou grande dimensão (preferencial).
Será valorizada a experiência prévia em Auditoria Externa em contexto de Big4.Background académico em Contabilidade, Fiscalidade, Economia, Gestão ou áreas similares