O projeto Jovens + Resilientes surge da candidatura da Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Leixões (AHBVL) ao Portugal Inovação Social (PIS), financiado pelo Portugal 2030 e pela União Europeia. Neste sentido, o projeto enquadra-se nos objetivos da PIS, pois visa intervir e constituir-se como parte da solução para uma problemática social, considerando-se fundamental gerar impacto social positivo. A iniciativa tem como principal objetivo combater a exclusão social dos/as jovens institucionalizados/as ou em fase pós-acolhimento.
O projeto Jovens + Resilientes procura dar resposta a diversas exigências experienciadas por jovens que se encontram no período de transição das instituições/casas de acolhimento para uma vida independente. No decorrer do programa, e através da implementação de estratégias e mobilização de recursos, visa-se estimular competências emocionais, comportamentais, interpessoais/relacionais, sociais e profissionais dos jovens, com o objetivo de promover a integração na comunidade e a adaptação à vida pós institucionalização, facilitando também a adoção de comportamentos pró-sociais.
Participantes
:
A iniciativa destina-se a jovens adultos/as institucionalizados/as e/ou no processo de pós-acolhimento até aos 25 anos, residentes no concelho de Matosinhos. A identificação e seriação destes jovens foi realizada em colaboração com a Câmara Municipal de Matosinhos e a Proteção Civil, que têm serviços nesta área de atuação, potenciado o acesso à população-alvo.
Os participantes são jovens na faixa etária entre os 14 e os 18 anos e são sinalizados por instituições de acolhimento. Os critérios para a sinalização destes jovens passaram por: estar ao abrigo de instituições de acolhimento ou em fase de transição para a autonomização, cumprir o requisito de idade e não ter défices cognitivos profundos.
-----------------------------------
Requisito obrigatório
Disponibilidade Pós-Laboral;
Mestrado em Psicologia;
Membro Inscrito da Ordem dos Psicólogos Portugueses.
Requisitos Preferenciais
:
Experiência com população jovem institucionalizada;
Experiência em dinamizar atividades em contexto de grupo;
Competências de autonomia, produtividade e trabalho em equipa.
Responsabilidades
:
Planear e dinamizar sessões de grupo;
Elaborar relatórios;
Acompanhamento no transporte dos jovens às instituições.