O Papel do Exportador
Garantir a prospeção e angariação de potenciais novos clientes é um desafio constante para qualquer organização que busca expandir seus negócios. Neste contexto, o papel do exportador assume uma importância fundamental.
1. Gestão da carteira atual:
* Verificar a eficácia das estratégias atuais de prospecção;
* Avaliar a qualidade dos serviços oferecidos aos clientes existentes;
2. Controlar processos de exportação, elaborando todos os documentos inerentes, receção de encomendas, propostas comerciais, faturas pro forma, preparação de formulários e entrega de encomendas:
* Elaborar planos de negócios realistas e alcançáveis;
* Aumentar a satisfação dos clientes com os produtos ou serviços oferecidos;
3. Acompanhar clientes do mercado externo, efetuando tarefas administrativas inerentes à atividade de vendas e à função de Serviço ao Cliente, assegurando um nível de satisfação elevado por parte dos clientes:
* Fornecer assistência personalizada e rápida;
* Melhorar constantemente a experiência do cliente.
4. Negociar fretes e contratar transportes internacionais:
* Elaborar orçamentos precisos e competitivos;
* Reduzir custos sem comprometer a qualidade do serviço.
5. Interagir com departamentos internos e entidades externas para assegurar eficazmente os processos de exportação:
* Aumentar a eficiência nos fluxos de trabalho;
* Implantar soluções inovadoras para melhorar a produtividade.