Técnico de Supervisão e Controlo de Risco Operacional page is loaded## Técnico de Supervisão e Controlo de Risco Operacionallocations: Carcavelosposted on: Posted Todayjob requisition id: Req*******Técnico de Supervisão e Controlo de Risco OperacionalCountry: Portugal**Técnico de Supervisão e Controlo de Risco Operacional****Missão**Assegurar a supervisão independente e o controlo de 2.a linha dos riscos operacionais e tecnológicos, garantindo a eficácia das medidas de mitigação e a conformidade com as políticas internas, as orientações corporativas e a regulamentação emitida pelas autoridades de supervisão.**Principais Responsabilidades*** Avaliar a relevância dos riscos incorridos e o grau de eficácia das medidas adotadas para o seu controlo, mitigação e recuperação;* Realizar controlo de 2.a linha e análises de risco *ad hoc*, identificando riscos e/ou oportunidades de melhoria;* Apoiar na identificação, classificação, registo e seguimento de eventos de risco operacional, considerando o disposto pelo Comité de Basileia e as orientações corporativas;* Promover a realização de análises de cenário e de exercícios de autoavaliação aos riscos operacionais e tecnológicos, considerando riscos emergentes;* Participar na definição e acompanhamento da política de continuidade de negócio, monitorizando a adequação e eficácia dos planos de contingência e continuidade;* Participar ativamente na preparação dos Fóruns e Comités de Risco;* Acompanhar os exercícios de auditoria interna, externa e inspeções, apoiando a emissão de recomendações e monitorizando a execução dos planos de ação;* Assegurar a observância das disposições legais e regulamentares emitidas pelas autoridades de supervisão (Banco de Portugal, ASF, entre outras) em matéria de controlo interno e gestão de riscos;* Preparar e promover ações de formação, contribuindo para a disseminação de uma cultura sólida de gestão de risco operacional na Sucursal.**Perfil:*** Formação académica: Licenciatura em Finanças, Gestão, Economia ou área equivalente;* Experiência profissional: Entre 3 e 5 anos de experiência em funções similares;* Domínio de ferramentas MS Office (Excel, PowerPoint, Word), incluindo Power BI (análise e visualização de dados) e Power Automate (automação de processos);* Conhecimentos de Inglês e Espanhol (preferencial);* Espírito de iniciativa e dinamismo;* Orientação para resultados e cumprimento de objetivos;* Autonomia e boa capacidade de organização;* Capacidade conceptual e analítica;* Bom relacionamento interpessoal e gosto pelo trabalho em equipa;* Atitude proativa na identificação e gestão dos riscos inerentes às atividades do dia-a-dia.[](blob: / 1:01
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