A act digital é uma empresa multinacional presente em 12 países, que combina agilidade local e expertise global para atuar como parceira estratégica dos nossos clientes na entrega de soluções personalizadas e escaláveis.
Em Portugal, contamos com cerca de 120 clientes e uma equipa de mais de 400 pessoas, a trabalhar em projetos em setores tão diversos como Banca, Seguros, Transportes, Aviação e Energia.
Estamos à procura de umData Governance Officercom mínimo de 4 anos de experiência.
Requisitos:
Ter um mestrado numa área quantitativa (fator preferencial).
Ter um mínimo de 4+ anos de experiência relevante enquanto Data Governance.
Experiência prática em data governance, incluindo modelação, catalogação e linhagem de dados.
Forte compreensão das políticas de dados, compliance, privacidade e regulamentações de segurança.
Experiência em gestão de dados e ferramentas de business intelligence (por exemplo, Collibra, SQL).
Sólido conhecimento dos princípios de qualidade de dados e capacidade de definir indicadores-chave de qualidade (KQIs).
Bom conhecimento dos princípios de qualidade de dados, regras e definição de KQI.
Capacidade de simplificar e comunicar conceitos técnicos para públicos não técnicos.
Fortes competências de comunicação verbal e escrita, com capacidade de influenciar as partes interessadas mais seniores.
Capacidade demonstrada de pensar estrategicamente e resolver problemas com uma abordagem proativa e estruturada.
Capacidade de trabalhar de forma autónoma em vários projetos, entregando resultados em um ambiente com ritmo acelerado.
Capacidade de influenciar nos processos de tomada de decisão.
Um forte foco no cliente e visão de negócios são essenciais.
Capacidade de colaborar abertamente com a equipa, contribuindo para a execução de projetos, resolução de problemas e superação de desafios num ambiente dinâmico.
Certificações como Certified Data Management Professional (CDMP), General Data Protection Regulation (GDPR) ou Data Capability Assessment Model (DCAM), são altamente desejáveis.
Disponibilidade para regime híbrido 2x por semana em Lisboa.
Responsabilidades:
Colaborar de muito perto com os utilizadores de negócio e de dados, para compreender os seus requisitos, traduzindo necessidades complexas e não estruturadas em domínios de dados acionáveis.
Todas as necessidades de dados de negócios precisam ser organizadas em domínios de dados.
Definir e estruturar domínios de dados estratégicos por unidade de negócio, identificando os principais processos de negócio e os domínios de dados correspondentes (entidades) essenciais para o processo de negócio de cada unidade.
Trabalhar com Business Partners e Business Owners, para alinhar iniciativas de dados com objetivos estratégicos.
Garantir a responsabilidade e o envolvimento das partes interessadas para a conclusão bem-sucedida dos dados de cada domínio com o roadmap de iniciativas de dados de negócios.
Apoiar a execução e melhoria contínua de iniciativas de data governance.
Manter e atualizar o catálogo de dados, garantindo definições de dados precisas e atualizadas.
Facilitar a implementação de ferramentas de governo de dados como Collibra, garantindo implementação e uso eficazes em toda a organização.
Liderar workshops e sessões de formação para data roles e equipas de governo de dados, educando-os sobre ferramentas e processos cruciais para um governo de dados eficaz.
Trabalhar diretamente com Data Owners, Data Stewards e Business Users, para definir domínios de dados, rever as necessidades de dados para cada processo de negócios, validar definições de dados e garantir catalogação de regras de negócios.
Apoiar o desenvolvimento de estratégias de MDM, fluxos de trabalho de administração de dados e gestão de metadados, contribuindo para uma estrutura robusta de governo de dados.
Trabalhar diretamente com outras equipas de negócios e dados T2D para sincronizar objetivos, marcos e processos de governo, promovendo um ambiente de melhoria contínua.
Defender os princípios de data governance, aumentando a sensibilização para as melhores práticas de gestão de dados e apoiando as principais partes interessadas na utilização de ferramentas de governance.
Atuar como principal defensor de iniciativas de governo de dados, defendendo a estratégia de dados junto a diversas partes interessadas e promovendo a adesão aos princípios de governance.