O nosso cliente é uma empresa de referência nacional na distribuição de produtos de uma reconhecida marca de FMCG, e que atua sobretudo no distrito de Lisboa. Estão a reforçar a sua estrutura com um perfil que ficará responsável por assegurar a liderança estratégica e operacional da empresa, focado na promoção do crescimento sustentável, na rentabilidade e em reforçar o posicionamento competitivo no setor. Procuram um profissional com experiência robusta no setor do Grande Consumo, na liderança de equipas comerciais, preferencialmente do canal HORECA.
Responsabilidades
Definir, implementar e monitorizar o plano estratégico anual de vendas;
Desenvolver e executar estratégias de prospecção ativa de novos clientes e de retenção e fidelização da carteira existente, assegurando o aumento do volume de negócios e a satisfação dos clientes;
Identificar e avaliar novas oportunidades de negócio, incluindo o estudo de viabilidade para a distribuição de novas categorias de produtos e a expansão da área geográfica de atuação;
Liderar a análise de tendências de consumo e concorrência;
Desenvolver e liderar equipas de alto desempenho;
Responsável pela gestão do P&L ;
Supervisionar todas as áreas da empresa (vendas, operações, logística, administrativa e financeira), garantindo eficiência, controlo de custos e excelência no serviço ao cliente.
Otimizar a cadeia de fornecimento;
Monitorizar KPIs críticos;
Fomentar uma cultura de inovação, colaboração e foco no cliente;
Garantir a gestão de Stakeholders e Representação Institucional;
Competências
Formação superior em Gestão, Economia, Marketing, ou áreas similares;
Experiência comprovada em cargos de direção comercial/operações no setor alimentar ou FMCG; (obrigatório)
Capacidade de negociação e tomada de decisão;
Perfil experiente em gerir, motivar e acompanhar equipas comerciais de terreno;
Capacidade para fomentar o relacionamento com todos os stakeholders internos e externos, incluindo clientes estratégicos, parceiros de negócio, fornecedores e acionistas;
Sólidos conhecimentos em gestão comercial, e conhecimentos da área financeira, operações e supply chain;
Capacidade analítica avançada;
Orientação para resultados, espírito empreendedor, resiliência e dinamismo;
Domínio do inglês (escrito e oral); valorizam-se outros idiomas;
Domínio de ferramentas informáticas (ERP SAP, Excel, Power BI).